segunda-feira, 13 de junho de 2011

SANTO ANTONIO







SANTO ANTONIO

Santo Antonio foi um grande pregador da Palavra de Deus e é chamado "Doutor do Evangelho" pela grandeza com que soube pregá-lo. O propósito de seguir o Evangelho na vida de Santo Antonio, foi certamente inspirado e fefundado pela Graça Divina. Sua trajetória, no entanto, foi motivada por um constante e renovado desejo de servir a Deus. Tal foi o seu amor ao Filho de Deus feito homem, que a pregação sobre o Mistério da Encarnação do Verbo era o ponto mais explorado por Antonio.
Olhando para as imagens de Santo Antonio, percebemos que quase sempre, ele tem nos braços o menino Jesus. O menino Jesusàs vezes está sentado sobre o livro do Evanhelho ou de pé. Esta maneira de representar o Santo vem do episódio acontecido em Camposampeiro e relatado pelo conde Tiso. Santo Antonio foi visto envolvido numa luz e sendo visitado pelo menino Jesus enquanto meditava sobre a Sagrada Escritura. Cheio de alegria, Antonio abraçava o menino Jesus e o beijava, contemplando-lhe a face com ardor incessante. Era tal o amor de Antonio pelo menino, que Maria resolve dar-lhe a alegria de tê-lo no colo, como ela o tivera em Belém. O significado mais profundo disto é que o Santo viveu um encontro vital com o Cristo através de sua Palavra, tornando-se grande evangelizador pelo exemplo e pregação.
Podemos dizer que Santo Antonio foi a lingua viva de Deus em suas palavras e em sua vida. Quando o seu corpo foi desenterrado a sua lingua foi encontrada intacta e é venerada a mais de 700 anos no Mosteiro de Santo Antônio, em Pádua, São Boaventura na época pronunciou: "Ó língua bendita, que sempre louvastes a Deus e fizestes com que outros o louvassem, agora se vê claramente, quantos méritos alcancastes perante Deus".
Hoje, Santo Antonio tem muito a dizer a cada um de nós e às pessoas de noso tempo. Ele vem dizer-nos que é preciso voltar ao Evangelho, é preciso escutar e acolher melhor a Palavra de Deus.

(frades Capuchinos/Maio/2011)

Nenhum comentário: