domingo, 5 de junho de 2011

A NECESSIDADE DE SACRAMENTALIZAR A VIDA






A NECESSIDADE DE SACRAMENTALIZAR A VIDA

Precisamente em virtude de sua estrutura sacramental, o ser humano sente a necessidade de "sacramentalizar" a vida. E, quanto mais profundamente vive, mais profunda é a sua relação com as pessoas e com as coisas e mais intensamente sente essa necessidade de "sacramentalizar" sua vida.
Os antropólogos defendem que o homem está presente no mundo em tres níveis.
Num primeiro nível, o ser humano se apresenta ao mundo como um estranho. Não conhece nem entende nada. O homem primitivo (ou a criança de hoje) se admira diante das coisas e dos fenômenos. Observa tudo com curiosidade, se assombra, teme, adora, venera. É a primeira atitude a mais primitiva,elementar e básica.
Num segundo nível o homem começa a dominar os elementos e os fenômenos. Analisa-os, controla-os, trabalha, domestica, transforma, organiza. é o homo-faber que desenvolve a ciência, a técnica, o domínio do cosmos.
Há um terceiro nível, quando o homem se aproxima das coisas e dos fatos para dar-lhes um valor simbólico.Já não são mais mero objetos para serem contemplados ou trabalhados e dominados; convertem-se em símbolos, sinais, chamamentos. Passam a ser portadores de uma mensagem, de uma vivência.
O homem sacramentaliza de maneira particular algumas coisas: todas as árvores podem ser recordações de experiências vividas sob suas sombras, porém, aquela árvore do vilarejo tem alguma coisa especial; todas as cozinhas podem ser evocadoras, porém a cozinha da casa onde nasceu guarda algo único.
O homem sacramentaliza de maneira particular alguns acontecimentos: muitas taças são levantadas, porém é especial a taça que celebra um encontro; todos os dias se come, mas é diferente, um jantar de bodas, uma ceia íntima...
sacramentaliza de maneira particular alguns momentos ou datas particulares: todos os dias parecem iguais, porém é diferente o dia do aniversário de nascimento, do aniversário de casamento, o dia de uma despedida ou de um encontro.
Sacramentaliza também algumas pessoas de maneira muito especial: todas as pessoas podem despertar nosso amor ou amizade, porém há pessoas únicas: a mãe, o amigo, o padre, o namorado. Então o homem não é apenas sacramental, mas vai preenchendo de valores simbólicos ou sacramentais o mundo em que vive. Vai sacramentalizando sua existência, e todas essas coisas, fatos, momentos e pessoas se convertem em pequenos ou grandes sacramentos que evocam, alimentam e acrescentam sua existência.

De: Pagola, José A. in: Originalidade do Matrimônio Cristão.

2 comentários:

Unknown disse...

Estou querendo sacramentalizar muita coisa em minha vida, em todos os sentidos, mas , principalmente no sentido literal da palavra, ou seja, sinais sagrados instituídos por Jesus Cristo para a salvação divina dos fiéis; ou ainda acerca da palavra sacramentado no sentido de compromisso assumido com empenho de palavra para tanto estou me acostumando a não fazer as minhas vontades e nem desenvolver ou manter "certos" pensamentos.

Unknown disse...

Dica de como não fazer as minhas vontades e nem desenvolver determinado pensamentos...
1- Pergunte-se se aquela seria também uma vontade do Pai;
2- Analise se a ação passa pelo crivo das tres peneiras;
3- Se o pensamento "teima", "persiste", "não quer sair"; fale repetida vezes para si mesmo: "Jesus, eu preciso de ti, toma conta da minha vontade, do meu coração, dos meus pensamentos, enfim, de todo o meu ser". E busque pensar nas coisas do alto, nas imagens Sagradas...