sexta-feira, 17 de junho de 2011

AS TRES PENEIRAS






AS TRES PENEIRAS


Dona Florinda, foi transferida de seção na fábrica em que trabalhava. Para "fazer média" com o novo chefe, logo, no primeiro dia, saiu-se com essa:

_ Chefe! O Senhor nem imagina o que contaram a respeito da "Madalena"...

Nem chegou a terminar a frase, porque o seu "Raimundo" interrompeu dizendo:

_ Espere um pouco, Dona Florinda. O que vai me contar já passou pelas três peneiras?

_ Peneiras? Que peneiras, seu "Raimundo"?

_ A primeira é a da VERDADE. Tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?

_ Não, como posso? O que eu sei foi o que me contaram, mas eu acho que...

_ Então a sua história já vazou na primeira peneira. Vamos à segunda que é a da BONDADE. O que quer contar é alguma coisa que gostaria que outros dissessem a seu respeito?

_ Claro que não! Deus me livre!

_ Então essa história já vazou na segunda peneira. Vamos ver na terceira, que é a da NECESSIDADE.

_ A senhora acha mesmo necessário me contar esse fato?

_ Não, chefe. Passando nessas três peneiras, vi que não sobrou nada mesmo do que eu ia contar.

Reflitamos como nós todos seriamos mais felizes, se fizéssemos uso rigoroso destas três peneiras?

Da próxima vez que surgir um boato, passem-no pelas três peneiras, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante! Ao invés de incentivar uma fofoca. Seja ético e fale do seu irmão somente coisas boas, positivas, e que o valorizem.

(Desconheço a autoria, há algumas modificações, em nomes e na parte final)



Nenhum comentário: