quarta-feira, 6 de julho de 2011

CELEBRAÇÕES DE JULHO



CELEBRAÇÕES DE JULHO

O calendário litúrgico deste mês se inicia com celebrações muito enriquecedoras para uma espiritualidade madura. No dia 1º se faz memória do Sagrado Coração de Jesus. Podemos dizer que é a festa por excelência, do amor de Deus presente no Coração do Filho, criando, perdoando, salvando e libertando tudo que existe no universo. É a totalidade que converte e transforma, que partilha seus dons com todas as criaturas, especialmente com o ser humano, maior invento da sua criatividade. Se Deus foi definido por São João Evangelista como amor, no Coração de Jesus reside o amor sem limite que se doou na cruz e se fez presente na eucaristia.
No dia 2, a  Igreja louva Maria, também destacando o seu coração imaculado que aprendeu a amar com Jesus e fez da sua vida perfeita doação ao Pai. "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim conforme a Tua palavra". Expressão máxima da sua oblação a Deus, correspondida com a concepção de Jesus no seu ventre.
A terceira homenagem de Julho é destinada aos apóstolos São Pedro e São Paulo, cujas vidas testemunharam o amor de Jesus e Maria agindo num só coração humano. Essas duas extraordinárias figuras do cristianismo primitivo se fizeram colunas da Igreja de Cristo por que se abriram aos apelos de Deus sem restrições ou qualquer tipo de condicionamento.
Mergulhando no coração de Jesus, que nos ama loucamente, e aprendendo a amar com a ternura e a largueza do Coração de Maria, estamos capacitados para imitar o ardor pastoral de Pedro e Paulo, que se puseram radicalmente a serviço da evangelização e da conversão dos seres humanos. Eis uma experiência santificadora para quem entronizou Jesus e Maria no coração e deseja construir o Reino Messiânico como São Pedro e São Paulo.


D.Geraldo Majella Agnelo (Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador)

Nenhum comentário: