quinta-feira, 18 de abril de 2013

ENA BIOGRAFIA DO DIA DO LIVRO

PEQUENA BIOGRAFIA DO DIA DO LIVRO

         O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol, e no ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
        
         Posteriormente, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de que em 23 de abril se deu o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês. No caso desse, tal data não é precisa, uma vez que em Inglaterra, naquele tempo, ainda era utilizado o calendário juliano, o qual havia uma diferença de 10 dias para o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.
      
        O Dia Internacional do Livro Infantil é 2 de abril, data escolhida por ter sido o dia do nascimento de Hans Christian Andersen, o mais famoso escritor dinamarquês, por ele a literatura infantil difundiu-se. Seus livros foram traduzidos em quase todas as línguas, encantando crianças do mundo inteiro.
       
        O Dia Nacional do Livro é no dia 29 de outubro, por que foi nessa data, que em 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então, foi fundada a Biblioteca Nacional e este fato foi escolhido para marcar o dia nacional do livro. É também o Dia do Escritor. Relacionar a data a ambos é bastante adequado, uma vez que o livro não existe sem o escritor.

        18 de abril, foi escolhido para ser O Dia Nacional do Livro Infantil, porque é o dia em que nasceu o precursor do gênero infantil no Brasil: Monteiro Lobato. O escritor conquistou vários prêmios por suas obras de valorização à cultura brasileira, o Sítio do Pica Pau Amarelo é uma das suas produções de maior sucesso.
        
        No Brasil o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga, quando a partir de 1808 D.João VI fundou a Imprensa Régia.

         Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.
       
        Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".
       
         Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas. Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: A era de divulgação do conhecimento.
      


OBS: O meu amor por livros foi amor à primeira vista. Ele me fez viajante, forasteira, andarilha, imigrante, pensante ... Este amor é eterno. Agora escrevendo essas coisas eu me dou conta que estou diante de uma verdade categórica. Ninguém subtrairá o meu amor pelos livros. Quanto mais o tempo passa ele só aumenta e se fortalece.
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4247918
Madalena de Jesus

Nenhum comentário: