sexta-feira, 8 de abril de 2011

UMA PESSOA VIRTUOSA



 (O Pequeno Príncipe é um belo exemplo de uma pessoa virtuosa)


UMA PESSOA VIRTUOSA

Com certa frequência, a imagem da pessoa virtuosa é a de alguém amável, dócil, cordata, capaz de renunciar e de estar sempre disposta a servir aos outros. Será que a virtude seria apenas essas qualidades elencadas?

A palavra virtude, é oriunda do latim virtu, designa "o homem", "o varão" (por isso, "viril"). Então, virtu é "poder", "força", "capacidade". 

O filósofo KANT afirma que "virtude é a força de resolução que o homem revela na realização do seu Dever". Portanto, o virtuoso nada tem de frágil ou servil; pelo contrário, virtude é capacidade de ação, é potência.

A virtude, como disposição para querer o bem, supõe a coragem de assumir os valores escolhidos e de enfrentar os obstáculos que dificultam a ação. Por isso, a noção de virtude não se restringe a um ato moral apenas, mas na continuidade do agir moral. 

Aristóteles já dizia que a virtude não se restringe a um ato ocasional e fortuito, mas é resultado de um hábito. A decisão de rejeitar a violência, de perdoar uma ofensa, de não mentir, de não furtar, etc. são virtudes pois manifestam força mental (intelectual) e espiritual.



Madalena de Jesus

Um comentário:

Unknown disse...

No Catecismo da Igreja Católica (CIC 2346,2347):
" A caridade é a forma de todas as virtudes. Influenciada por ela,a castidade aparece como uma forma de doação da pessoa. O domínio de si mesmo está ordenado para a doação de si mesmo. A castidade aquele que a pratica a tornar-se para o próximo uma testemunha da fidelidade e do amor de Deus.
A virtude da castidade desabrocha na amizade. Mostra ao discípulo como seguir e imitar Aquele que nos escolheu como seus próprios amigos, e doou totalmente a nós e nos faz participar de sua condição divina. A castidade é promessa de imortalidade.
A castidade se expressa principalmente na amizade ao próximo. Desenvolvida entre pessoas do mesmo sexo ou de sexos diferentes, a amizade representa um grande bem para todos e conduz à comunhão espiritual".